COMO PARTICIPAR?

Sou autor virtual e desejo participar das antologias...

Então, vamos lá!

É certo que, o objetivo principal do Projeto Literário Coletâneas é dar visibilidade às criações literárias dos novos autores, entretanto, alguns pontos básicos que compõem a boa escrita,  serão analisados: elementos estruturais do texto, coerência e coesão textuais, gramática e ortografia... a fim de que, o nosso trabalho coletivo seja feito com qualidade.  Por isso, trabalhamos com dois sistemas, o de convite e o de desafios (concursos).

No caso do sistema de convite, o PLC busca, lê e analisa os autores nas plataformas Nyah! Fanficition e Wattpad (e em breve, na Luvbook) e montamos um banco de dados. Quando surge uma temática na qual o autor se encaixa, fazemos-lhe o convite para que este faça parte da antologia. O que observamos é a quantidade de autores que escrevem super bem, porém, suas obras têm poucas visualizações ou votos. Acreditamos que o que o escritor mais quer é que suas obras sejam lidas, por isso escrevem em uma plataforma, correto? E é, justamente, o que desejamos: que esses escritores sejam lidos e vistos.

Quando pensamos em uma antologia, pensamos também nas temáticas que os leitores gostariam de ler, então, utilizamos das habilidades dos autores para construir um trabalho coletivo agradável e de qualidade.

Funciona assim:

Lançamos a temática, montamos uma proposta explicativa para os autores com as regras de participação. Caso o autor concorde em contribuir, deverá escrever um conto relacionado ao tema,  dentro do prazo estabelecido. Formamos um grupo no WhatsApp (ou no messenger, depende de cada organizador) para dar suporte àquela equipe, durante todo o período de desevolvimento da coletânea. Os serviços de revisão, divulgação e design gráfico são de responsabilidade do PLC. Quando todos os contos forem entregues e revisados, um cronograma de postagens é disponibilizado aos autores. Na data marcada para iniciar a antologia, as postagens serão feitas semanalmente e todos os autores estarão envolvidos com o Projeto até o fim da coletânea.

Os autores menores de idade podem participar? Podem, mas, somente em antologias com a classificação indicativa adequada.

Já o sistema de desafios (concursos), funciona da seguinte forma: lançamos uma temática no nosso perfil da plataforma Wattpad, com vários enredos de sugestão, regras de participação e os brindes de 1º, 2º e 3º lugar. Os autores interessados escolhem seus enredos e comentam no próprio capítulo. Produzem um conto e postam no nosso perfil. A capas serão de responsabilidade dos autores (sugerimos alguns capistas), e definimos uma data de fechamento do concurso. No final das postagens, o PLC analisará cada conto e selecionará os três melhores.

Os prêmios são entregues aos vencedores, e estes, entrarão para o banco de dados do PLC para participar de futuras antologias.

OBS: Se houver um número interessante de bons contos no concurso, analisaremos a possibilidade de criarmos uma antologia, que será remodelada tal qual o sistema de convites, e postada com exclusividade.

Observem que, o foco do sistema de convites do PLC é a divulgação dos bons autores, enquanto o foco do sistema de concursos é a seleção.

Não obstante, os dois modelos são, essencialmente, para incentivar os novos escritores, estimular a escrita e a leitura, e disseminar a nossa literatura.

O PLC tem outras perspectivas para o futuro próximo e serão ótimas novidades. Fiquem atentos!

Esperamos que gostem do trabalho do Projeto Literário Coletâneas, participem e indiquem. Quanto mais pessoas envolvidas, mais chance de mostrarmos ao mundo as maravilhas que mãos talentosas podem criar. Entrem na aba "Contato" e preencham o formulário ou contate-nos pelas redes sociais.

Aguardamos vocês!