QUEM SOMOS

Aos leitores

Somos uma equipe de autores apaixonados por ler e escrever, cada qual em seu estilo, mas com muita vontade de levar um pouquinho do nosso universo de sonhos e fantasias àqueles que procuram viajar no mundo da leitura.

Apesar de aprendizes - e eternamente seremos - estamos sempre buscando aprimorar nossas habilidades, pois, amamos o que fazemos e , mais ainda, amamos transmitir esse carinho através da escrita às pessoas.

Sejam bem-vindos e espero que acompanhem cada trabalho nosso, cada palavra escrita, cada música escolhida, cada capa produzida para vocês, nossos queridos leitores.

Agradecemos desde já a oportunidade de mostrarmos nossa paixão em forma de palavras!

Georgeane Braga e Manuella Zavitoski

Administradoras do PLC

" A leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem"

(Francis de Croisset)

História e funcionamento do PLColetâneas

O que é o Projeto Literário Coletâneas?

O Projeto Literário Coletâneas é um projeto virtual e independente que surgiu quando Georgeane Braga participava como leitora, e arriscava como escritora, na plataforma de leitura Nyah! Fanfiction. Percebendo a quantidade de autores amadores com grande potencial, convidou alguns amigos para participarem de uma coletânea em abril de 2016, surgindo então a primeira antologia do Projeto: Amores Virtuais. A autora Sabrina Azzar, também integrante da equipe na época, sugeriu dar continuidade em outra antologia, nascendo na sequência, Amores Militares. Daí em diante, as ideias e objetivos foram-se definindo e começou, oficialmente, o Projeto Literário Coletâneas em 04 de junho de 2016.

Uma equipe foi formada para a organização do projeto e esta tem se esforçado para inovar cada vez mais, pensando no incentivo e divulgação dos autores iniciantes, como também, no incentivo à leitura, sendo este um constante desafio em nosso país.

O foco principal do PLC é proporcionar espaço e oportunidades aos autores iniciantes,  levando-os a desafiarem-se a cada temática, dar e receber o devido valor de suas obras.

Por que trabalhar com antologias?

A ideia de se trabalhar com antologias se dá por vários motivos: o trabalho coletivo com crescimento e aprendizado mútuo, a visibilidade dos trabalhos de vários autores ao mesmo tempo, desafios literários a cada proposta lançada pelo Projeto, além de que, trabalhar com contos é a melhor forma inicial do desenvolvimento da escrita. Através da produção do conto podemos entender como funciona a estrutura de um texto de modo mais conciso, porém, não menos desafiador. Escrever um conto é a mola propulsora para desenvolver uma narrativa longa, como o livro. As temáticas e o próprio enredo escolhido para o conto podem instigar a extensão deste para uma história maior e mais estruturada, como tem acontecido com vários autores participantes do projeto que já escreveram livros a partir dos contos produzidos no PLC.

Como funciona o projeto?

O PLColetâneas lança determinada temática e os autores interessados em participar, recebem a proposta da antologia que deverá ser trabalhada, mais as regras de participação. Aceitando, os autores formam uma equipe que será coordenada pelo organizador da antologia. Funciona como um desafio literário, já que o participante se dispõe de dois meses para produzir um conto/crônica, enquanto o Projeto fornece o suporte necessário: (materiais de pesquisa, banners de divulgação, capas individuais para postagem, revisor de textos, um grupo no Wathsapp para dúvidas e orientações);

Os participantes receberão cronogramas com datas e prazos para entrega do conto e postagem nas plataformas;

As postagens são feitas aos domingos (em algumas antologias, também às quartas-feiras), nas seguintes plataformas virtuais de leitura: Nyah! Fanfiction e Wattpad - em perfis específicos para o Projeto ─ onde os leitores terão acesso aos textos gratuitamente, podendo assim, comentar, acompanhar e recomendar o Projeto e/ou o autor.

As antologias podem ser organizadas por outros participantes desde que sigam todas as regras impostas pelo PLC.

Há um limite de participantes?

A quantidade mínima para a formação das antologias é de 10 pessoas, e o máximo, 15, mas essa quantidade pode variar de antologia para antologia, ou se há autores trabalhando em duplas.

Qual é o formato do PLC hoje?

Possui um grupo de divulgação no Facebook:

Para divulgar o trabalho de novos autores, sites de leitura, blogs e páginas dos nossos parceiros e desenvolvimentos de desafios de leitura semanais.

Page no Facebook:

Espaço reservado para dicas literárias, informações sobre cursos voltados para a melhoria da escrita, divulgações dos contos e das antologias do PLC, sorteios de brindes, eventos, editoras.

Possui perfil no Google+: Informações gerais do Projeto.

O PLC possui dois tipos de sistema:

Convite - Convidamos autores que já participaram das antologias anteriores, autores que acompanhamos nas plataformas, ou mesmo, aqueles que nos são indicados, para participarem de determinada antologia.

Concurso - Na plataforma Wattpad, promovemos concursos literários livres. As regras são simples e oferecemos selos e brindes aos vencedores, podendo também, serem convidados a participarem de alguma antologia.

Toda a organização e desenvolvimento das antologias são feitos virtualmente pela equipe do PLColetâneas.

Se você é autor iniciante e deseja desafiar suas habilidades, clique no botão abaixo para conhecer as regras e participar das antologias. Será um prazer tê-lo conosco.