Entrevista com a escritora Lisa Costa

03/02/2017

Lisa Costa: Autora de plataformas virtuais de leitura. Publicou seu primeiro livro "Fora de Alcance, pela Editora Angel.


1. PLC: Primeiramente, obrigada Lisa, por aceitar nosso convite. E a pergunta que nunca se cala aos escritores é: Quando despertou o seu desejo por escrever? Houve alguma motivação em especial?

LISA COSTA: Bom, o que me despertou a vontade de escrever foi quando eu comecei a ler fanfics de Jogos Vorazes. Naquela época minhas ideias de um final diferente para a saga contribuiu muito pra isso.

A grande responsável por segurar minha mão e me guiar até lá, foi minha grande amiga de infância Francyelle, que abriu a conta no site Nyah! Fanfiction e me ensinou a publicar as histórias.

2. PLC: Você está lançado seu primeiro livro, "Fora de Alcance". Por que publicar exatamente esta história dentre tantos enredos que você já desenvolveu?

LISA COSTA: Além de já estar completa, tenho um carinho especial por ela. Tive uma ajuda de uma pessoa muito especial na montagem do enredo, e em cada palavra escrita ali também tem um pouco da essência dessa pessoa. Minha amiga/irmã de alma Georgeane.

3. PLC: Como é o seu relacionamento com seus personagens? Há alguma curiosidade ou "magia" sobre o momento em que está criando-os?

LISA COSTA: É uma coisa muito louca minha relação com os personagens. Na maioria das vezes o enredo começa quando eu vejo alguém e penso: "Cara, essa pessoa ficaria bem como..." e por ai começa.

Meus personagens entram na minha cabeça e ficam ali até que a história termine. Eles tem nome e sobrenome, tem cheiro, tem manias, tem mau humor. Eles choram no meu ombro e fazem festa comigo. São meu filhos que ficam presos em minha cabeça e na tela do computador.

Hoje conversando com uma amiga, contei a ela que um personagem não estava me deixando dormir. Era como se eu estivesse com ele, sentado em sua cama com as pernas dobradas como índio ouvindo toda a sua lamentação e desabafo. Levantei e coloquei tudo no papel, e ele na minha cabeça sorriu satisfeito.

Loucura né?

4. PLC: Conte-nos um pouco sobre sua biografia e se você atribui alguns aspectos da sua vida à construção dos seus enredos.

LISA COSTA: Na grande maioria dos enredos que eu monto, coloco sempre alguma coisa relacionado a medicina. Tenho 21 anos de formada como técnica de enfermagem, e como isso faz parte do meu dia a dia fica bem mais fácil.

A carga de emoção que eu carrego comigo faz com que minhas histórias tenham uma carga grande de drama que emocionam as pessoas. (bom, eu acho rsrsrs)

5. PLC: Olhando para outro viés da sua caminhada literária, você também tem participado do trabalho de antologias do Projeto Coletâneas. O que você tem a dizer sobre esse projeto?

LISA COSTA: Participar desse projeto foi uma honra pra mim. A idealização foi magnífica, e reúne um grupo de escritores com um talento ímpar. Espero ver esse projeto alçando vôo, e que todo o Brasil, e quem sabe todo o mundo possa conhecer esse projeto.

6. PLC: Deixe sua mensagem de incentivo aos novos autores.

LISA COSTA: Na vida temos que ter sonhos, e acreditar que eles possam realizar-se. Eu tinha um sonho. Sonho esse que era um dia ter um livro meu em minhas mãos, e eu consegui.

Da mesma forma que eu vi um sonho sendo realizado, todos também podem ter. Fé é algo que move montanhas, e eu creio nisso.


"Na vida temos que ter sonhos, e acreditar que eles possam se realizar. Eu tinha um sonho. Sonho esse que era um dia ter um livro meu, em minhas mãos, e eu consegui."

https://www.facebook.com/PLColetaneas2016/
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora